A importância do controle de pragas nas escolas

É na escola, desde pequenos, que aprendemos que pragas urbanas são insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana. Os principais exemplos são: baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, caramujos, entre outros.

A escola é um ambiente de grande rotatividade, em que há intensa movimentação de pessoas, por isso, a importância da dedetização. (Foto: Reprodução)

Dentro das escolas, esses riscos não são diferentes, por isso, o controle de pragas nesse ambiente deve ser constante e com renovações periódicas, justamente para evitar acidentes e transmissão de doenças entre os alunos e profissionais da educação. Sabendo da importância deste serviço, a Costa Rica Serviços Técnicos, iniciou, na última semana o controle de pragas nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da BR 174.

A engenheira ambiental da empresa, Adriane Brasil, afirma que a atenção deve ser especial se o público da escola for de crianças pequenas, já que elas são mais suscetíveis a alergias ou problemas respiratórios. Para que o serviço seja executado com os cuidados necessários para preservar a saúde das pessoas que frequentam o local, assim como o impacto no meio ambiente, é preciso contratar uma empresa especializada e licenciada.

“A Costa Rica oferece produtos e serviços de qualidade, com profissionais treinados para realizar procedimentos adequados e eficazes de controle de insetos, ratos e cupins, de forma ecologicamente correta e sem oferecer riscos à saúde humana”, destaca Adriane.

Ações preventivas

A escola é um ambiente de grande rotatividade, em que há intensa movimentação de pessoas. Levando isso em consideração, gel, armadilhas luminosas e spray são algumas das opções recomendadas para combater baratas e formigas. Há também algumas ações específicas para o combate a escorpiões, traças, carrapatos, pulgas e aranhas.

Riscos à saúde

Estas pragas urbanas transmitem diversas bactérias e fungos causando inúmeras doenças, como hanseníase transmitido pela locomoção das baratas, hepatite pelas formigas, vírus da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, um dos grandes vilões através do pernilongo, cólera através das moscas, leptospirose doença transmitida pelos roedores e doenças pulmonares transmitidas pelos pombos.