Conheça a importância das medidas de segurança para trabalhos em altura

A empresa se preocupa com o cumprimento de todas as normas, uma vez que possui diversos colaboradores em campo em toda da cidade de Manaus e em outros estados brasileiros (Foto: Costa Rica)

Segurança é requisito indispensável para qualquer trabalho em altura, tendo em vista que o trabalho é uma das principais atividades que causam acidentes graves, e em muitos casos morte. Diante do perigo desse tipo de trabalho, desde o ano de 2012 está em vigor a Norma Regulamentadora (NR) 35 específica para o trabalho em altura, que tem o objetivo de reduzir os altos indíces de acidentes no mercado brasileiro.

Buscando a cada dia aprimorar todas as suas atividades e se adequar a todas as regras de segurança em vigência no mercado, a empresa Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., tem atendido com excelência seus clientes quando o assunto são normas sobre o trabalho em altura.

De acordo com o Técnico de Segurança do Trabalho da empresa e responsável pela fiscalização do cumprimento das normas em geral, Denis Rosa Gil, considera-se trabalho em altura qualquer atividade realizada a partir de dois metros de elevação.

“Todo trabalho relacionado à altura se destina a profissionais em boas condições de saúde, sejam física, neurológica, psíquica, mental, dentre outras. A norma sobre esse tipo de trabalho é muito eficaz, uma vez que não se atém a um específico trabalho em altura, mas abrange os mais variados tipos de atividades que expõem, em algum momento, o trabalhador ao risco de queda de altura”, explicou o técnico.

A NR 35 reuniu regulamentações que anteriormente estavam espalhados por várias NR’s como a 10, 12, 18, 33 e 34. Os ramos da Construção Civil, Energia Elétrica, Telecomunicações e Montagem Industriais são os que mais possuem profissionais que trabalham com esse tipo de serviço.

Trabalhadores aptos

A Costa Rica, segundo Denis realiza treinamentos periódicos para funcionários que trabalham com os serviços em altura. Além dos trabalhadores passarem regularmente por exames complementares quando necessário.

“Não é qualquer pessoa que pode realizar trabalhos em altura, já que existem indivíduos que por meio de exames médicos, são diagnosticados com alguma dificuldade em realizar o serviço, como a conhecida ‘fobia a altura’ e outros aspectos”, destacou Denis.

A empresa através dos treinamentos capacita o empregador antes dele iniciar o trabalho, seguindo todas as recomendações descritas na NR 35 para principalmente ter a garantia da saúde e segurança do funcionário.

Outro aspecto de importância apontado pelo técnico de segurança são os equipamentos de proteção, tanto individual como coletiva, como guarda-corpo, rede de proteção, cinto de segurança tipo paraquedista e os mais simples que são: o capacete, óculos, luva de couro e calçado de proteção.

Além de todos os esses aspectos, a Costa Rica tem grande preocupação com o cumprimento de todas as normas, porque possui diversos colaboradores em campo em toda da cidade e em outros estados brasileiros.