Costa Rica comemora 20 anos de excelência em serviços de manutenção

Colaboradores participando de Curso de liderança e coach promovido pela empresa.

No dia 04 de abril a Costa Rica Serviços Técnicos Ltda comemorou seus 20 anos de atuação no mercado de manutenção predial prestando serviços de qualidade aos seus clientes. Fundada por dois amigos, Pedro Luiz e Antonieta Alves, a empresa iniciou as atividades trabalhando com o controle de pragas.

Um dos primeiros serviços prestados foi o combate a malária em Urucu através de licitação do Governo Federal. Também foi em Urucu um dos maiores desafios da empresa nesses vinte anos. “Nós havíamos sido contratados para o combate a malária na região, porém houve uma praga de moscas em função do restaurante que acumulava os restos de comida em um lixão a céu aberto. As moscas tomaram conta e fomos chamados para atuar. Foi um grande desafio, era uma epidemia de moscas, parecia coisa de filme. Foi muito trabalho mas conseguimos combater”, relembra Francisco Torres, gerente geral da Costa Rica.

Nesses 20 anos de história a empresa aumentou consideravelmente o leque de serviços prestados. “Atualmente oferecemos todos os tipos de manutenção predial. Desde a instalação e limpeza de condicionadores de ar a manutenção de estações de tratamento de efluentes e poços. Nos poços realizamos a manutenção da bomba, se necessário, limpeza e testes de qualidade da água. Também trabalhamos com a manutenção e limpeza de caixa d’água”, explica Torres.

O controle de pragas, a manutenção de geradores, transformadores e manutenções prediais também são oferecidos para o cliente. Outro serviço prestado pela Costa Rica é a manutenção de veículos, esteiras e empilhadeiras. “Possuíamos um contrato com a Infraero e realizavamos a manutenção dos carrinhos de bagagem. Nossa área de atuação é bem ampla e temos diversificado cada vez mais ao longo dos anos.”, destaca Eldinei Aparecido dos Reis, colaborador da empresa.

 

Preocupação com funcionários e com o social

Um dos diferencias da Costa Rica em relação a outras empresas do mesmo ramo é a preocupação com seus funcionários e com a sociedade. Programas de reciclagem profissional, capacitação e valorização dos colaboradores são constantes na empresa. Francisco Reis ressalta que o pagamento antecipado dos salários e outros benefícios são outro ponto positivo. “Mesmo diante dessa atual crise econômica, a Costa Rica sempre teve a responsabilidade de honrar o pagamento dos vencimentos dos funcionários, muita vezes adiantando os valores.”, completou.

A gerente do Departamento de Recursos Humanos, Sandra Ferreira, explica que existe uma preocupação grande com o colaborador e com a sociedade por parte da empresa. “Somos uma empresa que valoriza o colaborador, uma empresa humana que se preocupa com cada um de seus funcionários, fazendo com que eles também tenham essa visão perante a sociedade. Posso afirmar que a Costa Rica é uma empresa voltada para o trabalhador”, concluiu a gerente.

Por meio de treinamentos, capacitações, reuniões e cursos específicos para cada área de atuação, a empresa comprova a preocupação com a qualificação profissional de seus colaboradores, é o que explica o Técnico de Segurança do Trabalho da Costa Rica e responsável pelas capacitações, Denis Rosa Gil.

“Já passei por outras empresas e posso destacar o compromisso da Costa Rica com seus colaboradores. Muitos funcionários de outras empresas entram em uma determinada função e permanecem até o fim da sua vida profissional naquela mesma função. Não têm expectativa de crescimento e valorização. Aqui na Costa Rica, isso é diferente”, frisou Dênis.

Ações sociais também são constantes na empresa, tanto para auxiliar colaboradores que estejam passando por dificuldades como instituições que necessitam de apoio. “Temos um histórico de ajudar tanto pessoas individualmente como instituições da nossa cidade e isso se torna um diferencial da Costa Rica. A empresa entende o seu papel na sociedade agindo sempre de uma forma humana perante as dificuldades de nossos colaboradores e sociedade em geral”, destacou Sandra.

Incentivar os esportes é uma das ações sociais promovidas pela Costa Rica. A lutadora de Judô, Rita de Cássia Reis, de 20 anos, medalhista em competições mundiais, é patrocinada pela empresa desde de 2015. “Agradeço todo o apoio que a empresa tem me dado nos últimos meses, porque essa parceria foi importante para as vitórias alcançadas aqui no Brasil e em outros países.”, disse Rita de Cássia, após se consagrar no pódio dos melhores lutadores de Jiu Jitsu do Estado, no ano passado.

 

Atuação em outros estados

Em 20 anos a Costa Rica superou as barreiras geográficas e demonstrou que está preparada para atuação não somente no mercado amazonense, mas em todo o território nacional. São contratos com outros 12 estados que foram firmados ao longo dos anos atendendo o Acre, Roraima, Rondônia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os contratos firmados são em sua maioria com órgãos públicos, mas a empresa já realizou diversos serviços na iniciativa privada, dos quais todos foram e são conquistados por meio de licitação.

Petrobrás, Semed, Seduc, Infraero, Banco do Brasil, Fieam, Secretaria de Estado de Educação de Boa Vista, Previdência Social, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e outros contratos, são exemplos do alcance que a empresa possui no Brasil.

No Rio Grande do Sul, onde a empresa realiza serviços de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e instalações elétricas, eletrônicas, mecânicas e hidrossanitárias nas agências do Banco do Brasil, ela atua nas cidades de Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Caxias do Sul.

A empresa conta hoje com mais de 200 colaboradores, que são profissionais da área da engenharia civil, elétrica, mecânica, agronomia, segurança do trabalho, química, motoristas, administradores, advogados e outros. Mais de 20 veículos com sistema de gerenciamento de rotas são usados para o controle eficiente da gestão do transporte de materiais e das equipes de cada área, sendo 16 usados na capital e os demais usados em outros contratos fora do Amazonas.