Falta de manutenção em poços de água causam riscos à saúde

Todos os poços tubulares profundos necessitam de cuidados especiais para ter sua vida útil prolongada e garantir o abastecimento de água com qualidade e segurança seja dentro da sua casa, empresa ou comunidade. Com isso, a manutenção e limpeza dos poços artesianos, cisternas ou até mesmo de cacimbas de água devem ser realizadas periodicamente.

De acordo com a Engenheira da empresa Costa Rica Serviços Técnicos Ltda., Lúcia Oliveira, o ideal é que sejam feitas manutenções periódicas e com profissionais capacitados nos poços de extração de água, reduzindo os custos imprevistos com avarias irreversíveis e mantendo o funcionamento do poço sem interrupções indesejáveis.

“Com o tempo, os poços podem apresentar diminuição na vazão e alteração na qualidade da água, portanto, o recomendado é realizar limpeza periódica do poço a cada seis meses de operação, de acordo com a característica de cada projeto construtivo”, destaca a engenheira.

A água contaminada pode causar sérias doenças como leptospirose, cólera, hepatite, entre outras. “O consumo de água contaminada ou a lavagem dos alimentos com este fluido impuro causam doenças sérias, e isto pode ser evitado com a manutenção adequada desses locais de armazenamento”, ressalta Lúcia.

A Costa Rica Serviços Técnicos Ltda, oferece esse serviço profissional, com técnicos especializados para realizar a medição de vazão e dos níveis estático e dinâmico, a limpeza e desinfecção do poço artesiano e revisão dos equipamentos de bombeamento.