O que é preciso saber antes de instalar o ar-condicionado split?

Hoje em dia é muito comum encontrarmos ambientes climatizados pelo uso de ar-condicionado. Com a elevação da temperatura, cada vez mais pessoas adquirem esse equipamento para fins residenciais, comerciais e industriais, na tentativa de amenizar o calor, principalmente na região norte.

Este modelo de refrigerador necessita de instalação adequada, sendo necessário um técnico especializado na execução deste serviço. (Foto: Reprodução/Internet)

Os primeiros aparelhos eram os condicionadores de ar do tipo janela, instalados com abertura do local apropriado ao seu posicionamento na parede. Com o passar do tempo novas tecnologias permitiram o surgimento de uma unidade mais simplificada e distribuída, tornando-se prática e, sobretudo menos complexa, que é o ar-condicionado do tipo Split.

Este modelo de refrigerador necessita de instalação adequada, sendo necessário um técnico especializado na execução deste serviço. A Costa Rica Serviços Técnicos realiza a instalação e manutenção de centrais de refrigeração, com a excelência e rapidez que o mercado exige.

Os aparelhos do tipo split levam esse nome porque são divididos em duas partes: uma que fica dentro do ambiente – chamada de evaporadora, que é onde irá sair o ar – e a outra, que fica do lado de fora – chamada de condensadora, onde o ar é ‘tratado’. Este modelo de ar condicionado é o tipo mais moderno e mais usado. Para instalá-lo, é preciso ter 3 cuidados: conhecer a estrutura que ele precisa, escolher a capacidade exata do aparelho e definir em que local da residência ou empresa ficará cada parte.

Vantagens:

Para o gerente de contratos da Costa Rica, Eder Souza, os condicionadores de ar do tipo split proporcionam maior conforto para quem irá usá-lo. “Apesar da instalação demandar um técnico, é algo prático e rápido, podendo ser adaptado aos ambientes em que não seja possível ajustar um ar-condicionado convencional”, destaca.

A unidade interna do aparelho também pode ser administrada a temperatura com uso de controle remoto, o que representa comodidade para o consumidor, além de ajustar o equipamento de acordo com o clima local.

Instalação:

Eder afirma que a presença de um técnico é indispensável, pois existem normas para a instalação correta do sistema de refrigeração. “É preciso saber a altura correta para posicionar o aparelho, além da fiação elétrica que precisa ser adequada para receber o ponto de força que liga o split”.

Contate a Costa Rica, empresa habilitada e licenciada, referência no mercado a mais de 20 anos de experiência, equipe treinada e capacitada, e saiba mais sobre as vantagens que oferecem para a instalação do seu ar-condicionado, e posterior manutenção.